domingo, 9 de dezembro de 2012

Matrículas dos alunos veteranos da rede estadual começam nesta segunda


As 806 escolas da rede estadual realizam, a partir desta segunda-feira (3), e durante o mês de dezembro, as matrículas automáticas para os alunos veteranos. A Secretaria da Educação (SEE) adverte que a matrícula dos alunos integrantes da rede só será efetivada mediante preenchimento de cadastro  pelos pais e responsáveis para os menores de 18 anos, e para os maiores de idade, preenchido pelo próprio aluno. No período de 2 a 31 de janeiro de 2013 estarão abertas as matrículas para os novatos, podendo continuar durante todo o ano letivo, caso o estudante venha transferido de outra instituição de ensino. O Governo do Estado está oferecendo mais 100 mil vagas na rede, num total de 460 mil para o próximo ano.
As gerências Regionais de Educação deverão organizar postos de informações sobre as vagas de cada escola e utilizar estratégias de divulgação, em conjunto com os diretores das escolas, tais como: campanhas, visita às famílias, cartazes, anúncios nos meios de comunicação, entre outras. De acordo com a gerente executiva de Acompanhamento a Gestão Escolar, Antonieta Nóbrega, o ano letivo de 2013 será iniciado nas escolas da rede estadual no dia 07 de fevereiro para os cursos diurnos e noturnos. “As escolas que, eventualmente, ficarem impedidas de iniciar o ano letivo na data estabelecida, deverão elaborar calendário especial, a ser submetido à apreciação e à aprovação da Gerência Regional de Educação e, na sequência, enviado à Gerência Executiva de Acompanhamento da Gestão Escolar”, ressaltou Antonieta.
Segundo ela, as escolas indígenas, respeitadas as suas especificidades, deverão apresentar calendário próprio à Gerência Operacional de Integração Escola Comunidade (Goiesc/SEE), até 10 dias antes do início das aulas. A gerente  explica que o calendário escolar terá 204 dias letivos para o turno diurno e 209 dias para o turno noturno, divididos em quatro períodos bimestrais incluindo o primeiro segmento (Ensino Fundamental I) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o segundo segmento (Ensino Fundamental II) e Ensino Médio da EJA, serão 104 dias letivos, divididos em dois períodos bimestrais.
“A escola deverá cumprir o mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver. Enquanto a escola não completar os dias letivos e a carga horária mínima exigida por lei, e os professores a carga horária dos seus respectivos componentes curriculares, não se dará por encerrado o ano letivo”, reforçou a gerente.
Planejamento do Ano Letivo – Os dias reservados ao planejamento escolar e às provas finais não serão computados como dias letivos. As aulas não ministradas, devido aos feriados locais, dias facultativos ou outros não previstos no calendário letivo, deverão ser compensadas mediante calendário de reposição elaborado pela escola e submetido à apreciação do Núcleo de Acompanhamento da Gestão Escolar (Nage), da respectiva Gerência Regional de Educação, que deverá acompanhar sua execução.
“Certamente a primeira semana do ano é a mais importante para qualquer escola: é quando os gestores e a equipe pedagógica se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP). É o momento de integrar os professores que estão chegando, colocando-os em contato com o jeito de trabalhar do grupo, e, claro, mostrar os dados da escola para todos os docentes, além de apresentar as informações sobre as turmas para as quais cada um vai lecionar”, observou a gerente.
Dia da Acolhida- O primeiro dia do ano letivo será considerado o dia da acolhida e a orientação da Secretaria da Educação é que a escola após o planejamento reserve um período da semana pedagógica para organizar a recepção dos estudantes no dia 7 de fevereiro. A recomendação para esse dia é que a escola convide a comunidade com o objetivo de acolher os estudantes e compartilhar as atividades educativas que foram planejadas para o ano letivo de 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário