sábado, 6 de julho de 2013

Governo lança prêmios “Mestres da Educação” e “Escola de Valor” em Campina Grande

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), lança nesta segunda-feira (8), às 10h, no auditório do Hotel Garden, em Campina Grande, a edição 2013 dos prêmios “Mestres da Educação” e “Escola de Valor”. No evento também vai acontecer a entrega de 800 netbooks aos professores da rede estadual de ensino que concluíram o curso Educador Digital. A edição desta sexta-feira (5) do Diário Oficial do Estado (DOE) circula com os editais dos prêmios cujas inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de julho.
Lançado em 2011, os prêmios contemplaram, no primeiro ano, 126 professores e 70 escolas da rede estadual de ensino da Paraíba, beneficiando 4.882 servidores. Na versão 2012, foram premiados 1.105 professores e 290 escolas, sendo beneficiados 16.345 servidores. O investimento total com as duas versões do prêmio foi de R$ 20.806.271,81.

Setecentos netbooks foram entregues aos professores da rede estadual de ensino que concluíram o curso de Educador Digital em João Pessoa no último dia 10 de junho. Nesta segunda-feira (8), serão entregues mais 800 equipamentos aos educadores de Campina Grande, totalizando 1.500 computadores, beneficiando os professores que participaram dos cursos do Proinfo Integrado em 2012.
Mestres da Educação – As inscrições para o prêmio devem ser realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico www.paraiba.pb.gov.br/educacao, preenchendo o formulário disponibilizado para este fim. O formulário de inscrição deve ser impresso e enviado, via Correios, junto aos documentos comprobatórios e de autoavaliação para o endereço: Secretaria de Estado da Educação (SEE), Av. João da Mata, s/n, Centro Administrativo Estadual – Bloco 1, Gerência de Recursos Humanos (GRH), 4º andar, João Pessoa – PB, CEP: 58015-020, no período de 14 a 28 de outubro. A homologação da participação dos professores será publicada no dia 5 de novembro no site do Governo da Paraíba.
Os professores que se inscreverem devem apresentar um documento comprobatório e um documento de autoavaliação e justificativa, cuja explicação encontra-se disponível no Edital. Na seleção dos trabalhos enviados pelos professores serão considerados a adequação didática, a clareza nos objetivos de ensino e compreensão dos processos de aprendizagem; a consistência pedagógica e conceitual; o processo de participação e a busca da autonomia; a pertinência dos conteúdos e estratégias com as competências e habilidades que se quer alcançar; a relação das estratégias com o contexto e a permanência e rendimento progressivo dos estudantes.
Os professores selecionados serão premiados com o valor correspondente a uma remuneração mensal, caracterizando o 14º salário. Caso o professor premiado esteja lotado em escola contemplada também com o prêmio “Escola de Valor”, este também vai receber o 15º salário. A premiação vai acontecer em evento organizado pela SEE, em João Pessoa, em local a ser divulgado. Não poderão ser contemplados professores que não estejam em efetivo exercício e lotados em escolas da rede pública estadual de Educação Básica ou profissionais atuando em regime de contrato de emergência.
O objetivo do prêmio Mestres da Educação é valorizar os professores que se destaquem pela competência nas diversas áreas do conhecimento e por iniciativas de experiências inovadoras e bem sucedidas que promovam os estudantes, possibilitando-lhes a permanência e elevação do nível de aprendizagem.
Escola de Valor – As inscrições para o prêmio Escola de Valor acontecem de 8 a 31 de julho exclusivamente por meio de preenchimento de formulário disponibilizado no site www.paraiba.pb.gov.br/educacao. Todas as escolas da rede pública estadual de educação básica estão aptas a concorrer, desde que preencham o formulário de inscrição e os requisitos presentes no Edital, em especial, no que diz respeito ao envio dos documentos comprobatórios e de autoavaliação.
O formulário de inscrição deverá ser impresso e enviado, via Correios, junto aos documentos comprobatórios e de autoavaliação para o endereço: Secretaria de Estado da Educação (SEE), Av. João da Mata, s/n, Centro Administrativo Estadual – Bloco 1, Gerência de Recursos Humanos (GRH), 4º andar, João Pessoa – PB, CEP: 58015-020, no período de 14 a 28 de outubro de 2013. A homologação da participação das escolas no processo seletivo do prêmio vai acontecer no dia 5 de novembro de 2013, com a publicação no site.
Conforme a Lei 9.879, de 13 de setembro de 2012, o prêmio Escola de Valor vai contemplar todos os profissionais de educação em exercício e lotados nas escolas públicas estaduais de Educação Básica premiadas com o valor correspondente a uma remuneração mensal, caracterizando o 14º salário. A premiação vai acontecer em evento organizado pela SEE, em João Pessoa. Não poderão ser contemplados com o prêmio profissionais da educação que não estejam em efetivo exercício e lotados na escola premiada ou profissionais atuando em regime de contrato de emergência.
A Comissão Estadual de Avaliação do prêmio Escola de Valor, bem como sua presidência, será constituída mediante Ato da SEE e será composta por profissionais da educação e/ou personalidades públicas reconhecidas por sua atuação e relevante contribuição no campo da Educação Básica.
O objetivo do prêmio Escola de Valor é avaliar as escolas públicas estaduais de educação básica nas diversas dimensões da gestão escolar e de infraestrutura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário